domingo, 28 de outubro de 2007

Futurologia política

Nas eleições de 1996 a disputa se deu entre duas correntes políticas: Jabes e Roland. Participaram do pleito 18 partidos, 8 apoiando Jabes e 7 apoiando Roland. Os outros 3 ficaram com Jedida e Valadares. Na eleição proporcional ocorreu coligação apenas com o PMN-PPS-PCdoB, PFL-PPB e PTdoB-PRP.
No ano de 2000, repetiu-se a disputa entre Jabes e Roland, mas dessa vez o PT ficou em terceiro lugar com Nelson Simões, seguido de Cosme Araújo, Maria Adise e Oldeck Marques, tendo a participação de 21 partidos. Na proporcional foram formadas as seguintes coligações: PPB-PSD, PT-PPS-PSB-PCdoB, PTB-PST, PL-PFL, PSDB-PSDC, PAN-PHS.
Em 2004, 26 representações políticas disputaram a eleição, inicialmente com 7 candidatos a prefeito: Valderico, Ruy, Ângela, Soane Nazaré, Roland Lavigne, Magno Lavigne e Antônio Correia. Na reta final Roland desistiu para apoiar Ruy. Dessa vez, a disputa ocorreu entre 3 candidatos: Valderico, Ruy e Ângela. Na proporcional foram formadas as seguintes coligações: PP-PSL-PRP-PTN, PDT-PPS, PT-PSB-PCdoB, PMN-PTB, PFL-PRONA-PSC, PL-PTdoB, PAN-PSDC-PV, PSDB-PRTB e PTC-PHS.
Para o próximo ano, 8 correntes políticas ensaiam candidatura. Quantos realmente disputarão? Como se aglutinarão os 26 partidos políticos com representação em Ilhéus? Quantas vagas terá a Câmara: 13, 19, 21?
Essas, e outras indagações, alimentarão o cenário político até o final de junho de 2008, limite legal para a realização das convenções onde serão definidas as coligações.
Tente fazer um quebra cabeça com as legendas partidárias e seus comandantes.

Um comentário:

Anônimo disse...

Tudo depende do PT.
Se for um candidato, deve aglutinar uma boa coligação.
Se for outro candidato, será cada um por sí e seja o que Deus quiser.