terça-feira, 15 de abril de 2008

Conhecendo a Costa (I)

Hoje tive um privilégio que considero 'dádiva divina', ao fazer um vôo panorâmico entre a cidade de São Salvador e São Jorge dos Ilhéus. Costeando a praia, conhecendo lugares que antes sabia existir somente pelo nome. O helicóptero (sem as portas) proporcionou condições fantásticas para fotografar, aliado ao dia lindo, com o mar refletindo o azul celeste e algumas vezes o verde da esperança.
Graças a Deus, aprendi com meus pais e com meus mestres que a mesquinhez e o egoísmo são para almas pequenas, por isso, vou dividir as imagens com os queridos e fiéis visitantes do Catucadas, cada dia um pouquinho, pois são muitas as imagens.

A saída, do Aeroporto Luis Eduardo Magalhães, em Salvador (10:45h)
O choque da primeira visão panorâmica. Lembrei de Caetano cantando:
"O Abaeté tem uma lagoa escura, arrodeada de areia branca..."
Tomei a liberdade de mudar a letra: 'arrodeada de casinhas brancas'
Mais adiante lembrei Caymmi: "O mar, quando quebra na praia, é bonito, é bonito..."
Fiquei extasiado com o Porto da Barra visto ao alto!
A primeira grande emoção, quando o piloto anunciou: "aqui à direita fica a Ponta do Garcês". Gelei. Emocionado disse: 'Aqui começava a Capitania dos Ilhéus. Era o limite norte, na divisa com a Capitania da Bahia". Lembrei da professora Adélia Melo, dos seus livros, feitos com carinho para servir ao alunos. Todos os ilheenses merecem conhecer nossos antigos limites.
Saindo da Ponta do Garcês o piloto anunciou: "Vou cortar caminho pelo mar, até Morro de São Paulo. É a chamada rota do Tubarão Feliz". Risada geral. Mancha (da RX30) gritou logo: "Eu tenho medo de peixe. Prefiro o mangue ou areia".
Chegamos ao heliponto do Aeroporto Jorge Amado (14 h). Alívio para as pernas, praticamente imóveis desde a saída da Capital.
Amanhã tem mais!

2 comentários:

Anônimo disse...

Caro amigo Benedito,

Vá acompanhando as postagens da costa Salvador/Ilhéus que irá chegar a hora de mostras a bela Ponta da Tulha, suas jangadas e, infelizmente, dois veículos trafegando na praia.
Obrigado pelo seu comentário.

Anônimo disse...

Irmão, que show de imagens! Babei no teclado...rsrs.

Ricardo Ribeiro