quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Pai Xanda, o Inflacionário

Um dos posts mais esperados desses dias que antecedem a eleição (sobretudo pelos candidatos a vereador), são as previsões de Pai Xanda publicadas com exclusividade no Blog do Gusmão. Os candidatos dormem e acordam, esperandos os votos virtuais (e inflacionados) do vidente.
Até agora Pai Xanda (ou será Mãe Xanda? - rsrsrs) já declarou votos de 5 Coligações e/ou Partidos, totalizando 51.120 votos para 100 candidatos. Uma generosidade digna de um verdadeiro 'painho' (ou 'mainha').
Vamos aos números:
PSC-PV - 8.724
PSL-PT do B - 9.457
PMN - 14.514
PRB-PMDB-PTN-PRTB - 10.607
PTB-PSDC - 7.818
Como são 11 grupamentos que disputam a proporcional, ainda falta a previsão para seis:
PSB-PPS-PSDB - ?
PT - PC do B - ?
DEM - ?
PR - ?
PP-PHS - ?
PDT-PSOL - ?
Vejamos: são 11 partidos/coligações com 202 candidatos. Já foram previstos votos para 5 coligações (45%) com 100 candidatos (49,5%). Como faltam 50,5% dos candidatos, podemos supor que o total de votos nominais será em torno de 103.273 votos.
Com esse resultados, podemos dizer que:
- 81,6% dos votos serão nominais aos candidatos a vereador, um percentual inédito, pelo menos nos últimos 32 anos que tenho acompanhado de perto os resultados.
- com os prováveis votos de legenda esse percentual ainda crescerá.
- com os votos brancos e nulos que sempre aparecem, a abstenção será a menor de todos os tempos.
- com esse número de votos o Quociente Partidário será de 7.944
Quando Pai Xanda completar suas previsões o Blog Catucadas fará as contas e apresentará os eleitos do vidente.
Tem gente que vai dá "queda de nervos" antes da hora. O pior é que eu já soube que Pai Xanda além de inflacionário também cura quem tem problema de "sistema nervoso".

PS. Pai Xanda devia postar as previsões para os candidatos a Prefeito. Se isso ocorrer, os internautas agradecem antecipadamente.

Nenhum comentário: