quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Pesquisa eleitoral

Pesquisa realizada pela Sócio Estatística, com 1337 entrevistados nos dia 13 e 14 de agosto de 2008. Margem de erro 2.7%.
Registro no Cartório Eleitoral Processo 281/2008.





Um comentário:

Anônimo disse...

O TIRO SAIU PELA CULATRA. Dizem pessoas experientes em marketing eleitoral. O candidato a prefeito e atual prefeito de Ilhéus Newton Lima contratou a peso de ouro uma pesquisa que afirma a quase um mês atrás que ele estaria na frente. Segundo técnicos a empresa e o candidato cometeram fraude eleitoral, uma pela elaboração e aplicação de uma pesquisa sem levar em consideração aspectos populacionais e eleitorais dos bairros, e o outro por levar vantagem pela divulgação em diversos jornais e rádios regionais e locais.

A fraude começa ao apontar que dois bairros pequenos como o Pontal e o Centro concentram 5,6 e 5,2% do eleitorado ilheense. O Teotônio Vilela, o maior bairro de nossa cidade teria apenas 5,1% do eleitorado ilheense, e o Nossa Senhora da Vitória 3,3%. Ou seja, é como se um voto dos bairros do Pontal e do Centro equivalesse de três a cinco votos a mais que os votos do Teotônio Vilela e Nossa Senhora da Vitória. Quem conhece a cidade sabe que o Pontal é pequeno demais para ter 5,6% do eleitorado, é como se existissem nestes bairros mais de 12.000 eleitores.

Não satisfeito com esta barberagem, percebe-se que a pesquisa foi orientada para locais onde o prefeito realizou obras como no Malhado (Barravento), onde apenas naquela área se concentraria quase 20.000 eleitores e no Malhado Esperança apenas 2.100 eleitores. No bairro Cidade Nova e Pacheco com 4,0% do eleitorado são maiores que o Nossa Senhora da Vitória e quase do tamanho da URBIS-Hernani Sá com 5,3% do eleitorado. Outra distorção digna de nota é que o Salobrinho é maior que o Alto do Amparo e da Barra juntos. A pesquisa deixa de fora bairros como o Basílio, a Tapera e o Parque Infantil.

O que está por trás dessa atitude? O que esta empresa ganhou para fraudar descaradamente uma pesquisa? É um absurdo que um dito instituto sério se preste a estas atitudes deploráveis e que o prefeito irresponsavelmente se vanglorie de um erro. O povo de Ilhéus merece saber que o prefeito dar prioridade e prefere certos bairros, principalmente os mais ricos que os bairros mais necessitados tanto em obras de fachada como nas suas pesquisas. Agora, na eleição quando o voto de cada um é igual, vamos ver a cara dele. Não acredite mais nas mentiras de um homem sem escrúpulos que tenta a todo custo se manter no poder em Ilhéus.