segunda-feira, 22 de março de 2010

Água - Um bem precioso!

Minha homenagem a bendita água, sem a qual a espécie humana não consegue sobreviver. Graças a Deus posso perceber na formação do meu neto a preocupação com a preservação do nosso meio ambiente, o cuidado com a vegetação, com os animais e com a água.

Represa da Esperança, que abasteceu por muito tempo nossa cidade e agora, depois de dilapidada por vândalos voltará a ser ativada. Sua mata ciliar deverá ser mais cuidada.
Represa do Iguape, já quarentona, alimentada pela malha do Rio São José, ons trará dores de cabeça se não houver a preocupação de protegê-la. O Estado precisa cuidar mais desse equipamento.
O Almada, "lambendo" o povoado de Urucutuca, já foi muito mais navegável e piscoso. Vem recebendo esgoto 'in natura' ao longo do seu caminho. Quem o conheceu há trinta anos entenderá melhor o que estou dizendo.
A velha Lagoa do Itaípe, mais conhecida como Encantada, resistindo ao longo do tempo.
A foz do Almada, despejando sedimentos no oceano, a barra que outrora foi temida, hoje é possível encalhar pequenas embarções.
A enseada do Pontal, formada pelos rios Cachoeira, Santana e Itacanoeira, recebendo também efluentes tratados e 'in natura'.
A secular Tororomba, que esbanjava água no 'Véu de Noiva', correndo o risco de ter seu manancial contaminado por esgotos domésticos.

2 comentários:

Tucha disse...

Sua homenagem a água foi fantástica, mostrado o quanto ela é importante e precisa ser cuidada perto de onde estamos.

Anônimo disse...

quem dera ,todos tivessemos a conciencia para proteger a agua,que é vida.parabens pela homenagem