quarta-feira, 21 de abril de 2010

A caminho dos Cem Anos

Itabuna completará em 28 de julho vindouro Cem Anos de Emancipação Política. Preparando uma homenagem para esta cidade que tem muita gente boa, que aprendi a respeitar e gostar, ando fazendo algumas fotos. Abaixo, publico algumas, informando aos itabunenses que as mais bonitas ficarão para depois, no momento certo.
Novos projetos se anunciam na região, e alguns que já estão próximos de sua concretização, como por exemplo o Atacadão Carrefour, Makro Atacadista e Walmart, instalados nas fronteiras entre os dois municípios, farão com que aumente a zona de conurbação, começando a ficar difícil 'enxergar' a linha imaginária do limite territorial, fixado em lei.
Há dias atrás, a colocação de placas indicando o limite intermunicipal trouxe de volta (felizmente para uns poucos) a velha rivalidade entre as cidades. Tenho afirmado, sempre que posso, que chegou o tempo de lutarmos juntos na busca do desevolvimento e de soluções conjuntas para os problemas que a cada dia passam a ser mais comuns.
Penso que é preciso as cidades de nossa micro região comecem a discutir para planejar o futuro. De que vale uma cidade somente industrial, de que vale uma cidade apenas para lazer, de que vale uma cidade apenas ser dormitório? É necessário um Masterplan que possa prever o crescimento ordenado a busca de atingirmos 100% de saneamento básico com tratamento de efluentes, de pensarmos o crescimento da mancha urbana, dentre outras coisas. De jeito que vamos, quando percebermos, cada um foi para o seu lado, e ai, os problemas passam a ser maiores.
Quem sabe nesses cem anos de Itabuna, alguém pense em realizar pelo menos um seminário onde possam ser discutidas (sem ser palanque político) algumas soluções. Quem sabe possa fazer parte do calendário de comemorações do centenário de Itabuna.
Na maioria das fotos que realizei ontem, uma das quais 'seo' Pimenta publicou, houve um comentário reclamando de que falta verde na cidade. É verdade. Faltam áreas verdes, e, se continuar assim o crescimento da mancha urbana, com os governantes cedendo as pressões (que vem sendo reprimidas ao longo dos anos), vai faltar mais verde.
Segundo os estudos primários da Universidade Federal do Rio de Janeiro, responsável pela elaboração da Avaliação Ambiental Estragégica (AAE), abrangendo os municípios de Ilhéus, Itabuna, Uruçuca e Itauípe, em mais ou menos duas décadas a população de Ilhéus e Itabuna poderá dobrar. É asustador!
Para que lado irá esse crescimento? Aonde ficarão esses novos bairros, vilas ou povoados? Será que os governantes e os cidadãos conseguem vislumbrar essa realidade?
É necessário que desçamos dos palanques e nos sentemos à mesa para discutirmos, sem paixão e passionalidade, para planejar e buscar a execução do que for melhor para todos.
Duas fotos abaixo mostram graves problemas de nossas cidades: as rodoviárias e as centrais de abastecimento que já não atendem a demanda e por estarem dentro da cidade, trazem problemas de engarrafamento, espaços que não permitem crescimento, dentre outros. Será que as nossas cidades já pensaram onde poderão alocar esses equipamentos no futuro?
Fica aqui, não o meu protesto, mas o grito de alerta e a certeza de que somente juntos poderemos dar a volta por cima.
Antigamente (creio que já posso me permitir falar assim) eu só gostava em Itabuna dos meus: tio Nelson, Tia Zé, Waly, Wilde, Wilson e os seus. Graças a Deus, continuo gostando dos meus e de muitos outros que aprendi a respeitar.
Começa aqui meus parabéns à Vila de Tabocas, que há cem anos passou a ser Itabuna.

José Nazal

Qual a posição exata da linha divisória entre os municípios?
Peço desculpas por não poder identificar alguns locais.

A rodoviária.
O Centro Comercial.
O Shopping Jequitibá.
O Templo da IURD.
Câmara ou FICC?
AABB. Me trás a lembrança do querido amigo Paulo Mesquita.
Quem querer ofender, pergunto: o projeto foi aprovado
com ETE ou vai tudo para o sofrido Cachoeira?

2 comentários:

marcp disse...

Boa noite nazal, sei que vc faz parte do governo de ilheus, gostaria muito de saber porque a prefeitura de ilheus com tanta area mais perto de ilhes, foi doar logo na entrada de itabuna?
todos sabemos que a maioria dos clientes que vao fazer compras serao todas de itabuna.

Catucadas disse...

Caro MARCP,

Há um equívoco de sua parte, pois as áreas onde estão sendo implantados os empreendimentos não foram doados pelo município. São empreendimentos privados e as empresas adquiriram os terrenos.
A localização é uma questão de logística, para atender o mercado regional.
Espero ter respondido seu questionamento.

Nazal