sábado, 19 de outubro de 2013

Te Deum laudamus: te Dominum confitemur.

A Vós, ó Deus, louvamos: a Vós, Senhor, confessamos.
Estamos comemorando, com muita fé, alegria e esperança, o Jubileu dos Cem anos da criação da Igreja Católica que está em Ilhéus, BA. A celebração do jubileu é para a nossa Igreja Particular um grande hino de louvor e de gratidão a Deus por todas as maravilhas que Ele fez no meio de nós durante esses cem anos.
Com efeito, o jubileu, à luz da Sagrada Escritura, propõe basicamente a realização de três atos essenciais: ano de descanso da terra, ano de libertação de escravos e ano de perdão de dívidas (cf. Lv 25,1-22).
Para nós, hoje, fala forte e, de forma mais radical, a proposta jubilar no no ministério de Jesus de Nazaré: dar a boa notícia aos pobres; anunciar a liberdade aos cativos e a visão aos cegos; por em liberdade os oprimidos; proclamar o ano da graça do Senhor (cf. Lc 4, 18-19).
De fato, a celebração do jubileu nos convoca a reassumir nosso compromisso em meio às perplexidades do mundo contemporâneo, de maneira criativa e evangélica. Pede, sobretudo à Igreja, a transparência do testemunho, a audácia da profecia, a firmeza da esperança.
Por isso, como diocese centenária, e celebrando o jubileu de sua criação, queremos glorificar, bendizer e agradecer a Deus pelas maravilhas que Ele tem realizado em meio ao nosso povo formado por várias etnias que acolheram e vivem o Evangelho de Jesus Cristo, nosso Senhor, Redentor e Libertador.
Recordamos os cristãos leigos, religiosos e religiosas, consagrados dos vários Institutos de Vida Religiosa, padres e bispos, que aqui viveram e deram suas vidas pelo serviço da evangelização.
Por isso, sob a proteção da Virgem Maria, Nossa Senhora das Vitórias e de São Jorge, mártir, somos convocados a viver intensamente a utopia jubilar, a empenhar-nos com novo alento e ardor na vivência da nossa vocação batismal na Igreja diocesana, a dar efetividade à missão profética e missionária em nossas paróquias e comunidades, e a continuar alimentando o nossos compromisso evangélico na escuta da Palavra de Deus e na partilha da Eucaristia, para que o que vimos e ouvimos, nós possamos anunciá-lo (cf. 1Jo 1,3).
           
Ilhéus, 20 de outubro de 2013
 
+ Mauro Montagnoli CSS
Bispo diocesano

Nenhum comentário: